quinta-feira, 16 de agosto de 2012

China parte 6: A vida e Cultura da dinastia Han

♦ Os ricos da Dinastia Han

A ampliação das comunicações dentro e fora do império permitiu a formação de um novo grupo de homens ricos, em geral grandes comerciantes, dirigentes de exército e grandes proprietários de terra, que viviam luxuosamente na capital de Chang'an.
Na capital, os nobres tinham uma vida parecida com a do imperador em seu palácio (ver imagem). Em sua casa, viviam rodeados de escravos, funcionários administrativos, mulheres e criados. Depois de se levantarem e de se vestirem segundo os costumes de sua condição social, eles passavam o dia envolvidos nos estudos ou tratando de negócios com seus funcionários.
Nas residências mais luxuosas, o dono da casa costumava promover banquetes, contratando bailarinos profissionais para animar os convidados.

♦ A expansão das letras e das artes

Os imperadores da dinastia Han decidiram recuperar a literatura chinesa, que havia sigo perseguida no império Ch'in. Iniciou-se um período de intensa criatividade, em que os letrados se voltaram ao estudo das tradições, presentes nos textos que haviam sobrevivido. Além de estudar textos antigos, os letrados elaboravam textos novos, que valorizavam as crenças populares.
A expansão do comércio e o maior contato com outras regiões também estimularam o gostos pelas artes. Surgiu então, uma arte refinada, que refletia uma sociedade preocupada com o luxo e, ao mesmo tempo,  voltada para as crenças do passado. Espelhos, baixelas de bronze, tapetes, esculturas, peças de terracota e objetos decorativos de laca são alguns exemplos dessa arte sedutora.

Veja também outros posts da série China. Segue o Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.