quinta-feira, 16 de agosto de 2012

China Parte 5: A formação da Dinastia Han

♦ A formação do Império Chinês

Por volta do século VIII a.C., a dinastia Chou (Zhou) demostrava sinais de fraqueza, enquanto os nobres se tornavam cada vez mais fortes. O enfraquecimento dessa dinastia levou à formação de vários reinos, que passaram a guerrear pelo poder.
Enquanto isso, a oeste, um novo reino se expandia, o Ch'in. Cerca de 250 anos antes de Cristo, os Ch'in anexaram as terras dos Chou e unificaram toda a China sob a autoridade de um único governante, o rei Ch'in Che Huang Ti. Com o rei Ch'in Che no poder, o primeiro impérador, nasceu uma China unificada.
O imperio Ch'in foi breve, mas sua obra permanece viva até hoje. Preocupado com as constantes ameaças de invasão ao norte, o imperador mandou construir a Grande Muralha da China (ver imagem 1), uma linha de defesa de 3 mil quilômetros de extensão. 
Para reforçar o poder real, Ch'in Che tomou medidas importantes, como a construção de grandes obras de irrigação e a imposição de uma única moeda e de um único sistema de escrita para toda a China.
Quando morreu, esse governante foi enterrado em 
um túmulo funerário maciço, descoberto em 1974. Na tumba foram encontrados mais de 6 mil soldados e cavalos de terracota (Imagem 2). Tudo indica que as figuras representavam o exército do imperador, composto de oficiais perfeitamente equipados, arqueiros e soldados a pé.

♦ A Dinastia Han do Poder

A morte de Ch'in Che iniciou um período de agitações políticas e revoltas que se encerrou com a subida da dinastia Han no poder, por volta de 205 a.C.
Os imperadores da nova dinastia expandiram as fronteiras do império e procuravam manter o poder centralizado. Para isso, reforçaram o exército, estabeleceram uma língua oficial para todo o império, o mandarim, e impuseram um sistema-padrão de pesos e medidas.
A ampliação do contato da China com o Ocidente, por meio de rotas comerciais, favoreceu o surgimento de uma nobreza urbana e um maior interesse pelas artes.

Veja também os outros post da série China. Segue o Link:
China Parte 1
China Parte 2
China Parte 3
China Parte 4
China Parte 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.