terça-feira, 8 de outubro de 2013

Em foco: O corpo na Grécia antiga e no mundo atual - parte 1

O culto ao corpo

Corpo atlético e em forma. Esse é o modelo de beleza
que sustenta as academias e a indústria da estética.
Na época atual, corpos bonitos, saudáveis, atléticos e harmoniosos são qualidades valorizadas e cobradas pela sociedade.
Essa espécie de culto ao corpo e à beleza movimenta bilhões de dólares em produtos e serviços e faz milhares de pessoas correrem para os centros cirúrgicos  e de emagrecimento.
Mas, se há um aspecto positivo em cuidar melhor do próprio corpo, há também um aspecto negativo: o de adoecermos na batalha para sermos belos. A preocupação com a beleza também provoca nas pessoas um sentimento de baixa auto-estima, por não terem o tipo de corpo valorizado como belo

A beleza para os antigos gregos

A busca do corpo bonito e saudável é  muito antiga. Para os gregos, por exemplo, a beleza do corpo não era apenas estética, aparente. A beleza expressava um modo de vida do cidadão. O grego belo era aquele que praticava exercícios físicos, aprendia música, discutia política e tinha gosto pelo conhecimento e pela arte.
Nos jogos olímpicos, ocasiões nas quais as cidades gregas competiam entre si, os atletas podiam demostrar as qualidades valorizadas no cidadão: coragem, força e inteligência, além de corpos fortes e bonitos.
A busca pelo corpo bonito também inclui técnicas e
produtos para embelezar o rosto.

O ginásio

O nome "ginásio" vem de gumnos, isto é, "nu", porque os jovens que nele se exercitavam não vestiam roupas. Os ginásios atenienses tinham a tarefa de transformar os meninos em cidadãos completos.
Nos ginásios, parte das aulas era dedicada aos exercícios físicos. Na outra parte, os alunos aprendiam leitura,a escrita, cálculo, poesia e música. Além disso, aprendiam com os mais velhos a falar bem e a argumentar com perfeição.
O treinamento físico não tinha apenas objetivos militares. Procurava-se também preparar atletas para competir nos jogos olímpicos.

Veja também a continuação desta matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.