sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Cotidiano e Cultura Grega Antiga - parte 6 - A arte grega

A pintura

Vaso ático com figuras pretas
A pintura de vasos de cerâmica foi muito praticada em toda a Grécia. Pintavam-se desde personagens míticos até cenas de batalha ou da vida cotidiana. Duas técnicas eram as mais utilizadas:
Vaso ático com figuras vermelhas.
  • A figura negra. As figuras eram pintadas com verniz negro e os detalhes eram feitos com um estilete.
  • A figura vermelha.  A cor negra era usada no fundo e as figuras eram deixadas no vermelho.
Os edifícios públicos e os interiores das casas também era pintados, mas poucas dessas pinturas chegaram até nossos dias

O teatro grego

O teatro, como conhecemos hoje, é uma invenção grega. Era um ritual de homenagem a Dioniso, deus do vinho e da alegria, e uma forma de corrigir os defeitos do ser humano.
Todos os personagens do teatro, eram representados por homens. Os atores usavam máscaras para representar diferentes papéis, inclusive os femininos.
Com exceção dos escravos, todas as pessoas podiam assistir aos espetáculos teatrais, devendo pagar pelo ingresso. Durante o espetáculo, vendedores ambulantes ofereciam comida e bebida ao público.
Havia dois tipos de espetáculo: a tragédia e a comédia.
  • A tragédia provocava pavor e pena no espectador, com o objetivo de corrigir seus defeitos e forma-lo como cidadão justo e correto.
  • A comedia provocava riso. Por meio do riso, se fazia uma dura crítica aos aspectos da sociedade que eram considerado negativos.
Em síntese, a tragédia levava o espectador a refletir sobre os grandes problemas da vida através do medo, e a comédia o fazia por meio do riso.

Veja também a continuação desta matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.