sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Cotidiano e Cultura Grega Antiga - parte 5 - A arte Grega

Os deuses inspiram a arte

Zeus, o mais importante Deus grego
A literatura, a arquitetura, a escultura e a pintura gregas utilizavam-se muitos temas e heróis míticos para expressar artisticamente seus valores, ou seja, sua visão do que era certo ou errado, do que era feio ou belo. Ao olharmos hoje, por exemplo, a escultura de Afrodite ou a de Hércules, estamos vendo não apenas a forma como os gregos representavam os deuses e heróis, mas também o que eles consideravam belo e harmonioso.

O templo grego

Os gregos construíam templos que abrigavam o deus protetor da cidade-Estado. Os templos gregos tinham três características:
  • Proporções exatas e harmonia. Para atingir esse objetivo, os arquitetos seguiam regras matemáticas muito precisas.
  • Os edifícios não eram colossais, como no Egito. Ele se destacavam por suas proporções. Todas as dimensões das partes do templo dependiam de uma unidade. Por exemplo, em alguns a unidade era o diâmetro da coluna, outros era o raio.
  • Os templos eram construídos com pedra. Os mais bonitos eram construídos com mármore branco.
O século V foi o período de construção dos monumentos mais importantes da arquitetura grega, especialmente na cidade de Atenas. O mais importante deles é o Pártenon, um templo construído em acrópole em homenagem a Atenas Partenos, a deusa protetora da cidade.

Veja também a continuação desta matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.