terça-feira, 29 de outubro de 2013

A civilização romana - parte 8 - A sociedade romana e sua religião

A religião

Os romanos tinham, no princípio, crenças muitos particulares. Cultuavam vários deuses, entre eles Vulcano. O convívio com etruscos e gregos alterou esses rituais. Muitas práticas foram incorporadas. Vulcano, por exemplo, passou a ser comparado ao deus grego Hefesto, e Zeus passou a ser cultuado com o nome de Júpiter.
Com a expansão territorial, os romanos incorporaram ainda deuses cultuados na África e na Ásia, como os egípcios Osíris e Ísis. Os romanos acreditavam ainda na capacidade de algumas pessoas preverem o futuro por meio da observação do vôo das aves ou da análise das vísceras de animais. Eram os chamados augures.

Os rituais religiosos

Os rituais religiosos eram, em sua maioria, festivos. A cada começo do mês, por exemplo, era costume o chefe das famílias ricas sacrificar um animal, em geral um leitão, para os espíritos que protegiam a casa, chamado Lares e Penates. A carne desses animais era servida posteriormente em um banquete para diversos convidados.

A família

Para os romanos, a família era composta pelo pai, a mãe, filhos, mais o escravos e os libertos (ex-escravos), além da propriedade. Os jovens,em sua maioria, pretendiam formas família e conquistar autonomia. Nas famílias ricas eram os pais dos noivos que combinava o casamento dos filhos. Os principais motivos para se casar eram o desejo de aumentar o patrimônio e ter filhos que pudessem herdá-lo. Tanto a mulher quando o homem podiam tomar a iniciativa de separação. Várias mulheres de militares, por exemplo, casavam-se novamente durante a longa ausência do marido.
Assim que nascia, a criança de família rica era confiada a uma nutriz, que se encarregava de amamentá-la. Cabia a ela também cuidar da educação da criança, o que fazia com a ajuda de um pedagogo, também chamado de nutridor. Até a puberdade, a nutriz e o nutridor zelavam pela boa formação de meninos e meninas da elite.


veja também a parte final

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.