quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A civilização Grega - parte 6 - A conquista macedônica

O domínio ateniense

Ao final das guerras contra os persas, os atenienses formaram uma aliança defensiva com as cidades do Mar Egeu e da Ásia Menor. O objetivo era expulsar os persas do Mar Egeu. A aliança recebeu o nome de Liga de Delos. Cada cidade se comprometia a fornecer homens, navios o dinheiro para a liga. Com os fundos arrecadados para a Liga, Atenas construiu uma grande frota que lhe permitiu controlar todo o Mar Egeu.
Templo de Partenon, Atenas.
Alegando ainda que era preciso reconstruir a cidade, arrasada pelas guerras contra os persas, o governante de Péricles reuniu arquitetos, escultores, pintores, carpinteiros, operários e outros profissionais e os encarregou de embelezar a pólis ateniense. Com o dinheiro da liga, monumentos imponentes e harmoniosos foram erguidos em Atenas, com destaque para o Partenon, templo dedicado à deusa Atena (veja a foto).

A guerra do Peloponeso

Busto de Alexandre, O Grande,
escultura do século II a.C.
A ação foi imperialista de Atenas provocou reação das cidades aliadas. Esparta, apoiada pela maior parte das cidades gregas, resolveu frear o crescente poderio ateniense. Durante 27 anos (431 a.C. -404 a.C.), as forças atenienses enfrentaram seus antigos aliados na chamada Guerra do Peloponeso. Arruinada, Atenas rendeu-se ao domínio de Esparta.
A derrota de Atenas, significou também a ruína da democracia. Vitoriosa,  Esparta impôs o regime oligárquico em toda a Grécia. O domínio espartano, porém, não durou muito tempo. Depois de trinta anos, o exército da cidade de Tebas derrotou os espartanos, dando início à Supremacia tebana.
A guerras contínuas e as hostilidades recíprocas debilitaram as cidades gregas. Enfraquecidas, elas foram facilmente conquistadas pelos exércitos macedônicos de Felipe II no seculo IV a.C.

Veja também a continuação desta matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.