quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Hebreus parte 3 - Um rei para Israel

Saul, primeiro rei israelita
A fim de defender-se das ameaças de invasão dos povos vizinhos, no século XI a.C., os hebreus mudaram sua organização política. Os juízes foram substituídos por um rei que exercia sua autoridade sobre todas as tribos. O primeiro rei foi Saul.
Com a morte de Saul, sei filho Davi subiu ao trono e reinou de 1000 a 960 a.C. O novo rei conquistou a cidade de Jerusalém e transformou-a na capital do reino. Davi também expandiu as fronteiras por meio de inúmeras guerras, até mesmo contra os filisteus, e fez alianças com as cidades fenícias.

◄ O reinado de Salomão

Replica do Templo de Salomão
O auge do poder monárquico em Israel deu-se no reinado de Salomão, filho de Davi. Ele reforçou o exército, elevou os impostos e estabeleceu relações comerciais com reinos da Arábia e da África. Foi também durante o reinado que se construiu o primeiro Templo de Jerusalém (ver imagem).
Com a morte de Salomão, por volta de 920 a.C., seu filho Roboão assumiu o reino e manteve a política de altos impostos. A população rebelou-se e  reino foi dividido em dois: Israel e Judá (veja mapa). Dez tribos fizeram parte do reino de Israel, que se manteve independente até 722 a.C., quando foi conquistado pelos assírios.
O reino de Judá, tinha a capital em Jerusalém. Foi formado pela tribo de Judá e metade da tribo de Benjamim. Em 587 a.C o reino de Judá foi conquistado pelo rei Nabucodonosor, e parte da população foi levada para Babilônia.

veja também a parte 4!

3 comentários:

  1. Olha eu queria saber porque eles trocaram de juizes para reis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque devido ao sedentarismo, os israelitas viram a necessidade de um único governante, um rei.

      Excluir
  2. "Uma observação: Saul realmente foi o primeiro Rei de Israel, porém, Davi não era seu filho, segundo a bíblia por conta da desobediência de Saul, Deus o afastou do trono de Israel, escolhendo então Davi como sucessor, que reinou em torno de 40 anos.."

    ResponderExcluir

Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.