sexta-feira, 17 de agosto de 2012

América: O milho, da América para o mundo (Parte 1)

♠ Milho: um cereal nutritivo

O milho é um cereal, isto é, um tipo de grão usado como alimento.
As vitaminas e sais minerais do milho são importantes na alimentação: ajudam no funcionamento do sistema nervoso e favorecem o crescimento e a resistência do organismo às infecções.
As plantações de milho se adaptam facilmente aos diferentes tipos de clima. Mas é em climas quentes ou temperados que essa planta se desenvolve melhor. Devido a essa facilidade de adaptação, o milho hoje é cultivado em quase todos os países.
O milho é um dos produtos agrícolas mais consumidos no mundo, tanto por humanos como por animais domesticados.
Existem cerca de 400 tipos de milho, observe na imagem ao lado os tipos mais comuns.

♠ O início do cultivo do milho

As primeiras espigas de milho tinham menos de 3 centímetros de comprimento e seus grãos eram tão pequenos como os de arroz. Ao amadurecer, os grãos caíam no chão e germinavam, como acontece com muitas outras plantas.
Com o tempo, as populações começaram a selecionar e cruzar plantas de milho silvestre. Essas experiências produziam espigas bem maiores, parecidas com as que conhecemos atualmente.A passagem do milho silvestre para cultivado começou a ocorrer por volta de 7 mil anos atrás.
Os vestígios mais antigos de espigas de milho cultivado foram encontrados em áreas próximas à atual Cidade do México, no México. Por isso é provável que o cultivo do milho tenha começado naquela região.
Do México, o milho foi levado à América Central e à do Sul e se transformou em um dos mais importantes produtos da alimentação de povos americanos

Veja a continuação desse post:
O milho, da América para o mundo (Parte 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.