quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Egito: o Egito e o Rio Nilo

A civilização egípcia desenvolveu-se numa área desertica do nordeste da áfrica, as margens do Rio Nilo.

O Egito é um oásis
O Egito antigo ocupava uma faixa de terra muito extensa, banhada de norte a sul, pelas águas do Rio Nilo. Esse Território se localizava no Deserto do Saara, no nordeste da África.
No meio do deserto, graças as águas do Nilo e ao trabalho humano, criou-se uma extensa faixa de terra habitável e cultivada.

O trabalho as margens do Rio Nilo
Os egípcios cultivavam a terra para obter os alimentos necessários para sobreviver. As cheias do Nilo organizavam a vida agrícola. A parti de setembro, as águas baixavam e os camponeses começavam a semear as terras. Ela estava úmida e fertilizada pelo humo, um material orgânico formado de restos vegetais decompostos. Na terra, os camponeses plantavam trigo, cevada, linho e diversas verduras.
Acredita-se que o faraó não era o único proprietário das terras. Há resistros de propiedades particulares que podiam ser negociadas.
A criação de gado, pesca e a caça também era importantes, mas a carência de outras matérias-primas, como a madeira e minérios, levou os egípcios a realizar trocas com outros povos.
Nos palácios e templos, encontravam-se vários profissionais especializados, como padeiros, ceramistas, arranjadores de flores, fundidores, escultores, desenhistas, ferreiros, guadas de todos os tipos, pastores de ovelhas, de cabras e de gansos.

A História de um longo império
Menés é considerado o primeiro faraó do Egito. A história política do Egito antigo divide-se em três fases. Entre essas fases existem o que os historiadores chamam de "período intermediários", em que os faraós tiveram pouco poder ou enfrentaram pequenas invasões estrangeiras.
Antigo Império (c. 2686-2181 a.C.): nesse período foram construidas as grandes pirâmides de Gizé
Médio Império (c. 2040- 1782 a.C): nessa fase, os faraós conquistaram terras na Núbia (veja o mapa), ao sul do Egito.
Novo Império (c. 1570 - 1069 a.C): os faraós mais conhecidos dessa fase foram Tutmosis III e Ramsés II, que estederam o Império Egípcio para a Palestina e Síria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.