sábado, 5 de março de 2011

Os primeiros Humanos


O gênero Homo, do qual fazemos parte, originou-se há cerca de 2 milhões de anos. Maior volume cerebral, e habilidade nas mãos o diferenciarem dos australopithecus. As seguintes espécies fazem parte desse gênero:
  • Homo habilis - como o nome indica, já tinha a habilidade de fabricar ferramentas simples de pedra. Alimentavam-se de vegetais e carne, e provavelmente desenvolveu uma forma de linguagem. Ossos dessas espécies foram encontrados na África.
  • Homo erectos - alem de utilizar ferramentas de pedra lascada, como machados, era bom caçador. Foi provavelmente a primeira espécie a deixar a África. Em 2001, pesquisadores encontraram, na República da Geórgia, ossos humanos de datam de 1,7 a 1,8 milhões de anos. Esses achados foram classificados como pertencentes à espécie do Homo erectos
  • Homo neanderthalensis - muito parecido com o ser humano moderno, era caçador, e suas diferentes subespécies habitaram a Europa e a Ásia Ocidental.
  • Homo sapiens - surgiu há pelo menos 100 mil anos, em algum lugar da África, e se espalhou depois por todos os continentes. Era caçador e coletor antes de começar a praticar a agricultura. Também construiu instrumentos diversos e mais elaborados. O ser humano atual, é representante da espécie homo sapiens, a única que conseguiu sobreviver.

Imagine todos os acontecimentos transcorridos na Terra desde a sua formação. há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, colocados num calendário anual. A vida no planeta teria surgido no dia 25 de setembro, e os primeiros hominídeos somente no dia 30 de dezembro. Descobrimos, ao fazer essa conversão que o ser humano é ainda um recém-nascido no planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.